Thursday, November 23, 2017

Obesidade felina, por que acontece?
Photo Credit To http://www.petsworld.in

Obesidade felina, por que acontece?

As causas da obesidade felina podem ser muitas, desde fatores genéticos até falta de exercícios ou dieta inadequada. Você deve estar atento para prevenir a obesidade no seu gato, já que está associada a muitas problemas de saúde.

Fatores genéticos

Assim como com os humanos, alguns gatos podem ter propensão ao ganho de peso. Isso deve-se à sua informação genética recebida dos pais.

Condições de Saúde

Alguns problemas de saúde podem levar à obesidade em gatos:

– desbalanço hormonal: pode afetar o metabolismo e levar ao ganho de peso.
– problemas cardíacos: ao não permitirem que o animal realize muito exercício, facilita o ganho de peso devido ao sedentarismo.
– Artrite: resulta em dores articulares fazendo o animal evitar movimentação.
– Senilidade: animais mais velhos são mais propensos ao ganho de peso devido à menor atividade e mais horas de sono. Se ele não tem dieta adaptada de acordo com sua idade, com certeza ganhará peso.

Dieta inadequada

O gato que é alimentado com maior quantidade, tem excesso de energia que se acumula em forma de gordura.
Muitos tutores tendem a superalimentar seus gatos, o que é um equívoco. O gato deve ser alimentado de acordo com seu tamanho, raça e idade. Você deve trabalhar junto ao seu veterinário de confiança a fim de avaliar a quantidade de energia que seu gato necessita de acordo com sua atividade diária e, assim, oferecer a quantidade correta de ração.

Você deve certificar-se que está oferecendo uma ração de qualidade, que será melhor absorvida e utilizada pelo organismo do seu gato.

Atividade física

A falta de exercícios diários contribui para o ganho de peso. Um gato sedentário se torna obeso. Isso de deve ao fato de que ele consome mais comida do que necessita, assim a energia remanescente será transformada em depósitos de gordura.

A quantidade de exercícios requerida por um gato depende da raça e idade. O importante é que ele brinque e consuma toda a energia todos os dias. Em média, um gato precisa de 15 a 30 minutos de exercícios diários. A atividade física só não é recomendada para animais com artrite ou problemas cardíacos. Neste caso, a dieta deve ser ajustada para que o gato consuma apenas a quantidade de energia que ele precisa.

Perigos da obesidade

A obesidade apresenta muitos perigos, fazendo com que você evite o ganho de peso no seu gato.

– Problemas cardíacos: o coração precisa fazer esforço extra para manter o sangue irrigando todo o tecido de gordura.
– Desenvolvimento precoce de artrite por sobrecarga em articulações.
– Diabetes: pode ocorrer quando o organismo não consegue mais aproveitar o açúcar (carboidrato) ingerido, ocorrendo resistência insulínica.

Dessa forma, a obesidade pode diminuir a expectativa de vida do seu gato.

Consulte seu veterinário de confiança se você suspeita que seu gato está ficando acima do peso. O veterinário te ajudará a estabelecer qual é o peso ideal do seu gato a fim de fazer recomendações de dieta e exercício.

Com informações de vetinfo.com

About The Author

Danielle é jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já foi voluntária em diversas ONG como Abeac, Anda, Associação Mata Ciliar e N/a’an ku se (Namíbia). Atualmente, estuda Medicina Veterinária na Fesb de Bragança Paulista, onde faz estágio no hospital universitário HVet.

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *