Sunday, October 22, 2017

Endocardiose valvular é comum em cães idosos

Endocardiose valvular é comum em cães idosos

Por Danielle Bohnen

Degeneração valvular mixomatosa (Endocardiose Valvular) conhecida também como fibrose valvular, doença degenerativa da válvula mitral e degeneração valvular mixomatosa ou mucoide, é uma doença cardíaca importante que acomete cães e está intimamente relacionada à idade. Cães com idade média a avançada, principalmente de porte médio, pequeno e miniaturas tem maior propensão à doença que está relacionada à degeneração do colágeno na válvula do coração.

Esta doença é a causa mais comum de insuficiência cardíaca congestiva em cães e sua causa é hereditária. Os machos costumam apresentar as alterações antes das fêmeas. As lesões ocorrem com maior frequência na válvula mitral, ou seja, a que controla o fluxo do sangue no lado esquerdo do coração e ocorre mais raramente na tricúspide (lado direito) ou em ambas. Sendo que as lesões vão ficando cada vez piores com o avançar da idade.

A válvula perde a sua conformação normal, deixando passar um pouco de refluxo de sangue de volta ao átrio (parte superior do coração), levando à dilatação atrial devido ao excesso de sangue no compartimento quando deveria estar vazio, isso é denominado de insuficiência valvular (quando a válvula perde a capacidade de reter o sangue no ventrículo).

esquema de coração normal em comparação coom valva mitral prolapsada
Foto: tagsecond.com

O diagnóstico é realizado com exames específicos como ecocardiograma, associando aos sinais clínicos como cansaço fácil, eventuais desmaios, língua roxa, entre outros.

O tratamento realizado é de suporte para amenizar os sintomas e trazer qualidade de vida para o animal. O acompanhamento deve ser realizado com um médico veterinário cardiologista.

Referência

McGavin, Zachary. Bases da Patologia em Veterinária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

About The Author

Danielle é jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já foi voluntária em diversas ONG como Abeac, Anda, Associação Mata Ciliar e N/a'an ku se (Namíbia). Atualmente, estuda Medicina Veterinária na Fesb de Bragança Paulista, onde faz estágio no hospital universitário HVet.

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *