Sunday, November 19, 2017

Coelhos: causas e tratamento para má oclusão dentária

Coelhos: causas e tratamento para má oclusão dentária
coelho com má oclusão dentária
Fonte: Saber Animal

Por Danielle Bohnen

A má oclusão dentária é um problema que acomete muitos em animais lagomorfos, ou seja, coelhos e lebres. Trata-se do crescimento exacerbado dos dentes, tanto incisivos como molares, que impede o animal de comer, provoca muita dor e, caso não seja tratada, pode levar à morte.

A médica veterinária Paula Bezerra, explica que “a maioria dos casos de má oclusão dentária em coelhos o problema está no manejo diário do animal. Isso quer dizer que, por falta de orientação adequada, os tutores não agem da forma correta e só percebem o problema quando já está em estágio adiantado”. Segundo ela, a má oclusão dentária ocorre, geralmente, em animais que se alimentam apenas de ração, isso porque, a mordedura dos coelhos deve ser em tesoura (cruzada) e a ração estimula a mastigação de pilão, ou seja, não há o desgaste necessário da dentição.

Casos mais graves da doença, os dentes podem entortar e entrar nas gengivas e bochechas, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

Tratamento

Como tratamento recomenda-se desgastar os dentes do animal fazendo a correta contenção e utilizando instrumento específicos no médico veterinário, em alguns casos é necessário o corte ou cirurgia. NUNCA lixe os dentes do seu coelho, esses animais são extremamente sensíveis e a contenção incorreta pode levar à morte.

A prevenção é sempre o melhor tratamento. De acordo com Bezerra, o tutor deve-se atentar-se, especialmente, à alimentação do seu coelho, que além de ração apropriada, deve-se oferecer outros tipos de alimento que fazem parte da dieta natural da espécie.

O que você pode eferecer ao seu coelho para evitar a oclusão dentária:

– Ofereça alimentos como cenoura, folhas verde-escuras e outros legumes mais duros
– Brinquedos, pedaços de madeira e poleiros de aves, bem como, papelão, pode ser oferecido para entreter o animal e estimular a mastigação correta
– Peça ao seu veterinário para ensina-lo como conter o coelho para que você possa fazer regularmente a checagem de sua dentição.

About The Author

Danielle é jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já foi voluntária em diversas ONG como Abeac, Anda, Associação Mata Ciliar e N/a’an ku se (Namíbia). Atualmente, estuda Medicina Veterinária na Fesb de Bragança Paulista, onde faz estágio no hospital universitário HVet.

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *